ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAVALOS DA RAÇA MANGALARGA

Mangalarga, o Cavalo de Sela Brasileiro

PT

Logo

Aerossolterapia em cavalos atletas



A médica veterinária Daniela Ravetta explica o que é, como funciona e quais os benefícios desse tratamento para o animal.

 


Indicada principalmente para o tratamento de distúrbios do sistema respiratório dos cavalos de esporte, a terapia por aerossóis consiste na inalação de uma substância medicamentosa. Este procedimento serve para hidratar as vias respiratórias ou para auxiliar na eliminação de excreções viscosas ou em casos de inflamações. Como as drogas são depositadas diretamente no trato respiratório, a aerossolterapia permite que seja usada uma dosagem menor de medicamento, além de ter rápida ação e diminuir a incidência de efeitos colaterais da toxicidade sistêmica, explica a médica veterinária da Daniela Ravetta. Acompanhe! 


O que é terapia por aerossóis?

Em primeiro lugar, vamos definir a palavra aerossol, que é a designação dada a pequenas partículas de um líquido ou de um sólido que estão em suspensão no ar, na forma de um gás. Exemplificando, nuvens e neblinas são aerossóis líquidos, enquanto fumaça e poeira são aerossóis sólidos. Então, a terapia por aerossóis (ou aerossolterapia) é a administração direta de partículas de água nas vias respiratórias. Essas partículas de água podem conter algum tipo de medicação ou não. Este procedimento serve para hidratar as vias respiratórias ou para auxiliar na eliminação de excreções viscosas ou em casos de inflamações.


Como é feita?

A aerossolterapia (também conhecida por nebulização) pode ser produzida através de um nebulizador, de um dosador de aerossol (metered-dose inhaler - MDI) ou de um inalador de partículas secas (DPI). Embora todos esses sistemas produzam partículas respiráveis, existe uma grande variação na eficiência de acesso das drogas nos pulmões, dependendo da combinação de compressores e nebulizadores.

 

Em que casos a terapia por aerossóis é indicada?

É indicada para cavalos que apresentam afecções respiratórias, como a doença pulmonar crônica obstrutiva, doenças inflamatórias das vias aéreas e hemorragia pulmonar induzida pelo exercício.

 

Quais as vantagens desse tipo de tratamento em relação a outros métodos mais convencionais?

O aerossol é uma tecnologia que mudou a medicina das vias respiratórias em comparação com a administração oral e venosa. Como as drogas são depositadas diretamente no trato respiratório, a aerossolterapia permite uma dosagem menor, além de ter rápida ação e diminuir a incidência de efeitos colaterais da toxicidade sistêmica.

 

Quais os medicamentos que podem ser usados para a inalação?

Principalmente antibióticos, mucolíticos, anti-inflamatórios e broncodilatadores. Em medicina equina, a associação dos medicamentos é frequentemente utilizada pelos clínicos (por exemplo, um broncodilatador, um antibiótico e um corticosteroide).

 


Há algum risco do animal se estressar com esse tipo de tratamento, uma vez que são usadas máscaras durante a aplicação da medicação?

Na maioria das vezes o animal permanece tranquilo durante o procedimento, mas caso seja necessário podemos condicionar o cavalo ao uso do nebulizador. A máscara deve ser colocada sobre a boca e o nariz do cavalo com a válvula de saída traseira aberta para que o cavalo possa respirar normalmente. Ao cobrir as narinas e a boca do cavalo, a válvula traseira deverá ser fechada para iniciar o tratamento, fazendo com que ele respire apenas o ar que vem do equipamento. Se o cavalo se assustar durante o tratamento, recomenda-se a abertura da válvula para que entre mais ar do exterior e facilite a respiração.

 

Há restrição quanto ao ambiente onde o animal está para se fazer a nebulização ou o procedimento pode ser feito em qualquer local?

Não, a nebulização pode ser realizada inclusive durante viagens e competições.

 

Quais cuidados deve se ter ao adotar a terapia aerossóis?

É necessário sempre realizar a desinfecção dos equipamentos, uma vez que o material poderá ser contaminado com bactérias ou fungos.




Conheça os equipamentos utilizados na terapia por aerossóis


Nebulizador pneumático: Possui um potente compressor que gera um fluxo de ar ligado ao medicamento líquido para produzir o aerossol. Através da alteração de relação do fluxo gasoso, o tamanho das partículas de aerossol e também sua distribuição pulmonar podem variar.


Nebulizadores ultra-sônicos: O aerossol é produzido através da vibração do cristal piezelétrico, que emite ondas ultra-sônicas. Esses dispositivos podem produzir maior concentração de aerossol e são relativamente silenciosos.


Dosadores de aerossol (MDI): Os dosadores de aerossol geram pequenas gotas constituídas de uma fase sólida (partículas do medicamento) em suspensão dentro do solvente. Sendo mantido o aerossol na câmara de expansão, o paciente pode inalá-lo sem precisar sincronizar sua inspiração com a liberação manual do medicamento.


Inalador de partículas secas (DPI): A aerossolização das partículas secas ocorre quando o fluxo inspiratório do paciente através do inalador mantém a substância ativa na forma de pó micronizado. A micronização favorece a deposição periférica. Além disso, ela permite que a substância ativa saia do inalador e, uma vez liberada no sistema respiratório, siga o fluxo aéreo.


Logo

Anúncios


Logo

Parceiros